Quais as expectativas do mercado imobiliário para 2021?


O ano de 2020 foi cercado por incertezas geradas pela pandemia do coronavírus. Após todo o comércio manter-se fechado por causa do isolamento social adotado, diversos setores tiveram suas finanças afetadas negativamente. No entanto, um dos que puderam ter esperança foi o mercado imobiliário, que provavelmente crescerá ainda mais em 2021. Confira as perspectivas neste texto!

Taxa Selic possibilita investimento no mercado imobiliário em 2021

Em 2020, a Taxa Selic obteve uma baixa inesperada, chegando a 2%. De acordo com o Banco Central, esse é o maior declínio de todo o mundo desde a queda da Bolsa de Nova Iorque, que aconteceu em 1929. Isso ocorreu porque a economia brasileira esteve paralisada, devido à pandemia do covid-19, durante muitos meses. Porém, essa redução proporcionou vantagens ao mercado imobiliário: foram ofertadas taxas de juros menores, o que é atrativo para aqueles que desejam adquirir imóveis por meio de financiamentos.

Com tais benefícios, todos questionam-se sobre qual será a porcentagem da Taxa Selic em 2021. Profissionais da área de Economia acreditam que alcançará 2,75%, no máximo. Para 2022, eles presumem que chegará a 4,50%. Dessa forma, se a taxa permanecer reduzida, o mercado imobiliário tende a crescer não somente em 2021, como também nos próximos anos. Consequentemente, com o interesse de mais pessoas em comprar propriedades, o setor será aquecido.

Expansão do mercado imobiliário em 2021

Engana-se quem imagina que, por causa da crise econômica gerada pela pandemia, os empresários não irão lançar novos projetos no mercado imobiliário. Na verdade, espera-se que novas propriedades sejam apresentadas ao público em 2021. Como confirmação, temos a pesquisa da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), realizada entre os dias 23 e 30 de setembro de 2020 com diretores e presidentes de 38 das maiores empresas da área.

O levantamento da Abrainc afirma que 97% dos empreendedores entrevistados têm planos para inaugurar novas propriedades até setembro. Além disso, 92% informaram que vão adquirir terrenos para produzir imóveis. De acordo com o presidente da Associação, Luiz Antonio França, há o recorde de 973 alvarás para a edificação de prédios em São Paulo. Tais informações constatam o crescimento do mercado imobiliário em 2021.

2021 será um ano de crescimento do mercado imobiliário

Com base em pesquisas e estudos de especialistas da Economia, é possível notar que o mercado imobiliário tem alta possibilidade de evolução durante 2021. Assim, indivíduos interessados em investir em imóveis devem aproveitar esse momento para adquirir os bens desejados. Para isso, é importante estar bem assessorado por uma equipe de advogados altamente experientes, como os do Cataldo Siston, escritório de advocacia imobiliária no Rio de Janeiro. Com o objetivo de prestar soluções jurídicas de excelência, o Cataldo Siston atua nas seguintes áreas: advocacia imobiliária, recuperação de créditos e leilão de imóveis. Alinhado ao nosso propósito, realizamos um estudo prévio do custo-benefício de cada caso, provendo atenção personalizada.

Podemos ajudar a solucionar o seu caso!

Entre em contato conosco