Leilão de imóveis: importância da análise jurídica

Análise jurídica em leilão de imóveis

Independente de ser judicial ou extrajudicial, o leilão de imóveis atrai muitas pessoas. Isso porque proporciona vantagens que não são conquistadas ao adquirir um bem de outra forma. Uma das principais é o preço mais baixo. O valor pode ter uma redução de 50%, em comparação ao preço do mercado. No entanto, para ter sucesso na arrematação e alcançar todos os benefícios que o leilão de imóveis propicia, é essencial contar com a assessoria e análise de viabilidade jurídica.

  1. O que é e como funciona a análise de viabilidade jurídica de leilão de imóveis?
  2. Qual a importância da análise de viabilidade jurídica de leilão de imóveis?
  3. Quais os próximos passos do procedimento de aquisição em leilão de imóveis com assessoria jurídica?
A equipe realiza a análise completa do processo de leilão do imóvel para garantir ao cliente a viabilidade jurídica daquela arrematação

1. O que é e como funciona a análise de viabilidade jurídica de leilão de imóveis?

A análise de viabilidade jurídica de leilão de imóveis é um serviço prestado por advogados especialistas. Nela, os profissionais fazem um estudo aprofundado das condições da propriedade que o cliente deseja arrematar. Assim, é identificado se o bem é proveniente de alienação fiduciária, possui hipotecas, penhoras, débitos de condomínio e IPTU, por exemplo. Ou seja, possíveis dívidas e ônus são constatados.

A partir de então, é realizada uma criteriosa análise jurídica (due diligence) do processo judicial ou do procedimento extrajudicial que levou o imóvel a leilão. A verificação de cada caso é realizada com o devido cuidado e conforme as leis vigentes. Dessa forma, o advogado responsável pondera tudo o que envolve a propriedade e informa se indica ou não a arrematação. Após esse passo, cabe ao cliente decidir seguir ou não a sugestão oferecida.

Exemplo de análise do processo feita pela equipe do Cataldo Siston Advogados

2. Qual a importância da análise de viabilidade jurídica de leilão de imóveis?

Participar de um leilão de imóveis é altamente benéfico, independente de utilizar a propriedade para moradia ou como investimento ao revender ou fazer locação. Porém, não é considerado algo simples, até mesmo para os indivíduos que já arremataram diversos imóveis. Isso porque são muitos detalhes que devem ser examinados antes mesmo de oferecer o primeiro lance. Por isso, é fundamental contar com a análise de um advogado especialista em leilão imobiliário.

Tentar arrematar um imóvel sem ter ciência da sua procedência é o mesmo que assumir riscos. Ao ter a análise de viabilidade jurídica de leilão judicial e extrajudicial, é possível ter segurança garantida de que seus objetivos serão atingidos. Isso porque, além de fazer uma verificação detalhada acerca da propriedade, o profissional examina o custo-benefício para o cliente, assim como as vantagens e eventuais riscos.

A partir da análise, é dado um parecer da equipe buscando garantir o sucesso do processo de arrematação.
leilão de imóveis

3. Quais os próximos passos do procedimento de aquisição em leilão de imóveis com assessoria jurídica?

Com a assessoria do Escritório Cataldo Siston, a análise de viabilidade jurídica de leilão de imóveis faz parte do segundo passo de um método de trabalho bem-sucedido. Adotando quatro etapas, a primeira delas é a identificação dos leilões imobiliários. Os advogados especialistas detectam os melhores imóveis em leilão no Rio de Janeiro. Tal ação é realizada para apresentar essas oportunidades aos que desejam participar de um leilão.

É importante ressaltar que o Escritório Cataldo Siston indica apenas os casos em que acredita na real possibilidade de êxito. Ou seja, caso verifiquem na análise realizada que o investimento em tal imóvel não é considerado seguro, o advogado especialista não segue com o caso. Após não vislumbrar altos riscos e indicar a arrematação, há outros dois passos a serem seguidos até tornar-se proprietário do imóvel.

3º passo: Acompanhamento junto ao cliente no leilão de imóveis

Oferecendo assessoria completa, o profissional acompanha o cliente no leilão de imóveis. Dessa maneira, há assistência técnica acerca dos lances e da assinatura do auto de arrematação. Tal documento é lavrado pelo leiloeiro imediatamente, contendo os termos em que a arrematação ocorreu.

4º passo: Transferência da posse da propriedade para o arrematante

Após esse procedimento, os advogados trabalham para que a posse da propriedade seja transferida ao arrematante no menor tempo possível. Além disso, eles buscam que esse processo seja feito de maneira livre e desembaraçada de débitos.

Sabendo da importância da análise de viabilidade jurídica de leilão de imóveis, você agora tem a ciência de que a segurança é garantida na arrematação. Para isso, conte com o Cataldo Siston, escritório de advocacia imobiliária no Rio de Janeiro. Com o propósito de prestar soluções jurídicas de excelência, o Cataldo Siston é formado por advogados altamente especializados e experientes em leilão de imóveis. Não é à toa que o escritório é responsável pelo sucesso de mais de 500 arrematações imobiliárias. Para saber mais sobre a análise e todo o processo de trabalho do Cataldo Siston, entre em contato!

Últimas Publicações

Podemos ajudar a solucionar o seu caso!

Entre em contato e agende uma reunião