Ir para o conteúdo
[email protected] +55 (21) 3173-3795 Fale Conosco
  • Facebook
  • Instagram
  • JusBrasil
  • YouTube
Main Navigation Cataldo Siston Advogados
  • Quem somos
  • Imóveis em Leilão
    • Imóveis em leilão RJ
    • Leilões Caixa RJ
    • Imóveis em Leilão SP
    • Leilões Caixa SP
  • Assessoria em leilões
  • Direito Imobiliário
    • Direito imobiliário
    • Distrato imobiliário
  • Casos Reais
  • Blog
  • Contato

Perspectivas para o mercado imobiliário em 2020

  • 22 de março de 2020
  • Cataldo Siston
  • NOTÍCIAS
leilão-imovel-RJ

Após 05 anos consecutivos de queda, o mercado imobiliário finalmente passa a demonstrar perspectiva de recuperação, impulsionado pela soma de diversos fatores, como a forte queda da taxa Selic, a redução dos juros do financiamento imobiliário e suas novas modalidades de crédito, a consolidação da lei que regulamenta o distrato de imóveis comprados na planta e o surgimento de plataformas digitais que facilitam a comercialização de imóveis.

A taxa Selic caiu para 3,75%, o menor patamar da história, fazendo com que os fundos de renda fixa tenham rentabilidades baixíssimas, o que não é mais interessante.  Dessa forma, o investimento em imóveis passou a ser uma boa opção, tanto para obter renda com a locação ou lucro com a posterior revenda. Considerando que há uma demanda reprimida de pessoas que desistiram da compra durante os longos anos de crise e que a queda dos juros básicos aumenta a procura por imóveis, os preços devem subir gradativamente, fazendo com que 2020 seja favorável para a aquisição, pois ainda há bastante oferta, e, consequentemente, espaço para a negociação de descontos.

Os juros do financiamento imobiliário também foram consideravelmente reduzidos. Nunca estiveram tão baixos. Utilizando como parâmetro, a taxa mínima de juros da Caixa Econômica Federal, para financiamentos atrelados à TR (taxa referencial), que em 2018 era de 9,5% ao ano, agora parte de 6,5%. Outro fator determinante para a diminuição do custo do financiamento, foi o lançamento, pela Caixa Econômica Federal, da modalidade de crédito imobiliário corrigido pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), cujas taxas de juros variam do mínimo de 2,95% ao ano (mais IPCA) até o máximo de 4,95% (mais IPCA).

Com a queda dos juros do financiamento, as prestações mensais ficaram menores, aumentando a quantidade de consumidores com acesso ao mercado imobiliário e também o número de consumidores que deseja trocar seu imóvel por outro de padrão mais elevado, em virtude do aumento do poder de compra.

O preço dos aluguéis já voltou a crescer, o que indica que o movimento de alta das vendas está prestes a ocorrer, pois o mercado de locação costuma antecipar a tendência de crescimento das diversas vertentes do mercado imobiliário.

Por sua vez, a consolidação da lei que regulamenta o distrato de imóveis comprados na planta trouxe maior segurança jurídica e previsibilidade para o setor. O número de distratos alcançou níveis exorbitantes, em torno de 50% das vendas feitas por incorporadoras, impactado fortemente pelo aumento do nível de desemprego. Agora, com regras claras em relação às consequências para desistência de compra do imóvel e com a retomada dos empregos formais, o número de distratos caiu para 20%, motivando as incorporadoras a lançar novos empreendimentos.

Ou seja, de um lado temos a diminuição do custo do financiamento, o aumento da oferta de crédito e a busca de alternativas de investimentos (diante queda da taxa Selic), como fatores que impulsionam a procura por aquisição de imóveis, e de outro lado temos uma demanda reprimida de pessoas que deixaram de comprar imóveis, o aumento do nível de empregos e maior segurança jurídica para o setor. Portanto, acredita-se que o mercado imobiliário está no inicio de um novo ciclo virtuoso.    

Por fim, merece ser dada atenção ao surgimento de diversas plataformas digitais que estão trazendo inovações tecnológicas pata facilitar o processo de compra e financiamento de imóveis, como a eliminação da presença física para a assinatura de contratos e a desnecessidade de deslocamento para visitar os imóveis de interesse, com o auxílio de ferramentas de realidade virtual, o que gera maior dinamismo e economia para o setor.

Cataldo Siston
Advogado especialista em leilões de imóveis, com 14 anos de experiência em arrematações imobiliárias. Pós-graduado em direito imobiliário e em direito processual civil.
Posted in NOTÍCIAS

Podemos ajudar a solucionar o seu caso!

Entre em contato conosco
  • Whatsapp
  • E-mail
  • Telefone
Catalso Siston Advogados

Leilões de imóveis e advocacia imobiliária

Av. Rio Branco, 156, Gr. 3336 a 3339 Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
+55 (21) 3173-3795
+55 (21) 97729-4848

Mapa do Site

  • Quem Somos
  • Imóveis em Leilão RJ
  • Imóveis em Leilão SP
  • Leilões da Caixa – RJ
  • Leilões da Caixa – SP
  • Assessoria em leilões
  • Direito Imobiliário
  • Distrato imobiliário
  • Direito civil
  • Casos Reais
  • Blog
  • Contato
  • Política de Privacidade

Entre em Contato

Tire suas dúvidas ou siga-nos nas redes sociais

[email protected]

  • Facebook
  • Instagram
  • JusBrasil
  • YouTube

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado do CATALDO SISTON ADVOGADOS. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Conforme nossa política de privacidade este site faz uso de cookies.